O que é o Contas a Receber ? Pra que serve o Contas à Receber ?

Não importa o tamanho da empresa, vender a prazo no Brasil é uma facilidade e uma comodidade para os clientes. Vendas a prazo com cartão de crédito, crediário, faturamento com boleto bancário, são diversas formas de vender a prazo.

O Contas à Receber é um controle gerencial essencial para vida financeira de qualquer empresa. Os ativos à receber decorrentes das vendas a prazo são um dos maiores bens de sua empresa, deixar de recebê-los, ou ainda, cobrar indevidamente de seus clientes, seja no valor, seja na data, seja na antecipação de um cheque pré-datado é muito ruim para sua empresa.

Desta forma com o controle de Contas à Receber é possível:
  • evitar atraso e inadimplência de pagamentos de seus clientes
  • ter o valor exato dos recebíveis de sua empresa, possibilitando até adiantamento de instituições financeiras. (fazendo o dinheiro girar).
  • gerar informação para o fluxo de caixa, falaremos sobre fluxo de caixa em outro tópico.


Como funciona o Contas à Receber ?

Normalmente é necessário a venda ou a prestação de serviço para que seja gerado um título a receber, mas pode ser oriunda de uma outra dívida negociada. Desta forma você deve gerar os lançamentos deste "um" ou "vários" títulos em seu Gerenciador Financeiro. Depois disso, acompanhe diariamente através de relatórios, a situação e vencimento destes títulos.

É uma boa prática enviar um pequeno lembrete a seu cliente, através de email por exemplo, de um boleto vencendo nada de hoje, ou no próximo dia. Você estará prestando um serviço e claro evitando um possível esquecimento. Se for possível gerar gráficos que apresentem o demonstrativo do Contas à Receber, será uma boa ferramenta de apoio ao Administrador Financeiro.

Veja também:





Contato e Localização

Avenida Conselheiro João Gaya, 230 - Sala 1
88375-000 - Centro - Navegantes / SC
(47) 8433-7976
navesoft@navesoft.com.br



Redes Sociais




Copyright (C) 2012 - Todos os Direitos Reservados