O que é o Contas à Pagar ? Pra que serve o Contas à Pagar ?

Há uma máxima que diz - "Mais uma conta pra pagar". Seja em seu domicílio ou na sua empresa, todos os meses recebemos inúmeras contas, despesas que foram contraídas junto a fornecedores referente a compra de mercadorias, prestação de serviços, e ainda aquelas despesas fixas que são necessárias a manter o funcionamento da empresa como aluguel, conta de luz, telefone, salários, etc.

O Contas a Pagar é um processo gerencial que tem por objetivo controlar de forma a antecipar, gerar uma previsão, das obrigações que temos durante o mês ou período.

O Contas a Pagar tende a evitar :

  • prejuizos em decorrências de atrasos no pagamento
  • em caso de "aperto financeiro", verificar quais obrigações podem ser negociadas.
  • gerar informação para o fluxo de caixa, falaremos sobre fluxo de caixa em outro tópico.


Como funciona o Contas a Pagar ?

Com um bom Gerenciador Financeiro, você pode lançar, gerar o cadastro daquela obrigação no sistema de contas à pagar, e acompanhar semanalmente, ou diariamente, dependendo do movimento de sua empresa, através de relatórios.

Lembre-se que para o eficiente controle financeiro do Contas a Pagar, é uma boa prática, que sempre ao receber uma obrigação, faça o lançamento da mesma no seu Gerenciador Financeiro.  Se o sistema puder gerar um gráfico com a previsão destas Contas a Pagar durante um período, será uma boa ferramenta de apoio para o Administrador Financeiro.

Veja também:


Contato e Localização

Avenida Conselheiro João Gaya, 230 - Sala 1
88375-000 - Centro - Navegantes / SC
(47) 8433-7976
navesoft@navesoft.com.br



Redes Sociais




Copyright (C) 2012 - Todos os Direitos Reservados